Capítulo LIII
A Aceitação da Salvação pelo
Homem
A salvação é condicional. Originada na graça de Deus e baseada no
sacrifício de Cristo, a salvação pode se tornar uma realidade na vida do
pecador somente se os requisitos de Deus forem satisfeitos. A aceitação pelo
homem é a condição sob a qual a salvação é outorgada. Deus providenciou a
salvação; o homem deve aceitar a salvação. O homem tem a responsabilidade, Deus
recebe a glória.
I. Dois Lados da Salvação
Existe dois lados da salvação, o lado divino e o lado humano.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...” –
isto é o que Deus fez; este é o lado divino da salvação. “... para que todo
aquele que nele crê...” - isto é o que o homem deve fazer; este é o lado humano
da salvação.
No processo de salvação, existem coisas que só Deus pode executar
e existem coisas que somente o homem pode fazer. Por exemplo, redenção e
novidade de vida são obras divinas. O homem não pode redimir a si mesmo nem
oferecer a si mesmo novidade de vida. Essas são obras que só Deus pode fazer.
Por outro lado, arrependimento, fé e batismo devem ser cumpridos pelo homem.
Deus não se arrependerá pelo homem. Embora a misericórdia de Deus conduza o
homem ao arrependimento, ele é quem deve se arrepender. O homem por si deve ser
batizado. Embora a fé seja uma dádiva de Deus, o próprio homem deve render sua
vida a Cristo e exercer a fé em Sua obra de salvação. Essas são coisas que só o
homem pode fazer.
1. O Que Deus Faz. O lado divino da salvação inclui tudo o que Deus fez, está
fazendo e ainda fará na salvação dos pecadores. Isto inclui todas as riquezas
espirituais que Deus concede aos crentes através de Cristo. As sete doutrinas
da salvação são obras divinas: perdão, justificação, reconciliação, redenção,
santificação, novidade de vida e adoção. Esses são benefícios espirituais que o
crente recebe quando ele aceita a dádiva da salvação de Deus e entra em Cristo.
2. O Que o Homem Deve Fazer. O lado humano da salvação é a conversão. A conversão inclui três
elementos: arrependimento, fé e batismo. Essas são coisas que o homem precisa
fazer a fim de aceitar de Deus a dádiva da salvação.
II. Conversão Envolve Decisão
A salvação depende da decisão do homem em aceitar a dádiva do amor
de Deus. Criado à imagem de Deus, o homem possui a habilidade para escolher; a
ele foi confiado o poder de tomar decisões. O poder de decisão do homem é um
dos três elementos da personalidade: intelecto, sensibilidade e vontade. Essas
são três funções da mente humana. Intelecto
é a habilidade da mente de conhecer; sensibilidade
é a habilidade da mente em sentir; vontade
é habilidade da mente de escolher e agir. Portanto, o poder de decisão é uma
função da vontade humana.
A vontade do homem é o elemento controlador de sua personalidade.
Sua vontade é a fonte de todas as ações, o poder governante da natureza moral.
O intelecto produz o alvo, a sensibilidade puxa o gatilho, mas é a vontade que
atira a flecha. A vontade do homem é de suma importância na conversão.
A vida cristã começa com uma decisão. O filho pródigo decidiu:
“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai” (Lucas 15:18). Rebeca, consentindo em
casar-se com Isaque, anunciou: “Eu irei” (Gênesis 24:58). Saulo de Tarso
perguntou: “Senhor, que queres que faça?” (Atos 9:6). Na conversão, o pecador
voluntariamente entrega a sua vontade à vontade de Deus. Ele escolhe a escolha
de Deus. Ele diz “sim” a Deus por toda a eternidade.
A escolha do homem pela dádiva da salvação de Deus deve ser
voluntária. Cristo se coloca à porta do coração e bate, mas a porta só pode ser
aberta pelo lado de dentro. O pecador deve levantar a trava e abrir a porta, ou
a porta nunca será aberta. Mediante infinito amor, Deus inspira o pecador a
abrir a porta, a desfazer a barreira e retirar a cortina da escuridão de modo
que a salvação possa se tornar uma realidade em sua vida.
III. Três Elementos da Conversão
Os três elementos da conversão são arrependimento, fé e batismo.
Eles são essenciais para a salvação. A conversão, naturalmente, não é a base da
salvação; ela é a condição da
salvação. O homem não pode adquirir a salvação. Arrependimento, fé e batismo
não acumulam méritos de forma que Deus esteja obrigado a conceder a salvação
como pagamento de uma dívida. Sem conversão o homem não pode experimentar a
salvação, mas em si mesmos, os três
elementos da conversão não salvam o homem. Jesus é o Salvador; a Sua morte
sacrificial providenciou o mérito e a base da salvação. Arrependimento, fé e
batismo são condições essenciais para a salvação. São requisitos para a
salvação porque colocam o pecador na posição apropriada na qual Jesus pode
realizar Sua obra de salvação. Uma ilustração dessa verdade é que quando um
homem está enfermo é preciso que ele visite o consultório de um médico para
restaurar sua saúde, mas não é a visita em si, e sim o médico que realiza a
cura.
Arrependimento, fé e batismo estão intimamente relacionados. Na
Bíblia, quando um elemento de conversão é mencionado, os outros dois são
incluídos ou estão implícitos no contexto.
Hebreus 6:1,2 Arrependimento Fé Batismo
Marcos 1:15 Arrependimento Crer ----------
Atos 20:21 Arrependimento Fé ----------
Marcos 16:16 --------------------- Crer Batismo
Atos 2:38 Arrependimento ------ Batismo
Atos 16:31,33 Lavar vergões Crer Batismo
O arrependimento é dar as costas para o pecado; a fé é voltar-se
para Cristo; batismo é entrar em Cristo. De certa maneira, o arrependimento é
negativo e a fé é positiva. No arrependimento, alguém se livra do pecado; na
fé, esse alguém recebe a Cristo. No arrependimento, ele diz não para o mundo;
na fé, ele diz sim a Cristo. No arrependimento, ele é “crucificado com Cristo”
(Gálatas 2:20); no batismo, ele é “sepultado com Ele” (Romanos 6:4); e através
da fé, esse alguém é “ressuscitado com Cristo” (Colossenses 2:12). O
arrependimento é crucificação; batismo é sepultamento; fé é ressurreição. O
arrependimento é a morte do velho homem; o batismo é o sepultamento do velho
homem; e fé é o recebimento da novidade de vida.
IV. Conversão Completa
A conversão do pecador do pecado para a justiça e do
individualismo para Cristo deve ser completa. Ela deve envolver a vida por
completo. Se o arrependimento e a fé forem genuínos, eles envolverão todos os
três elementos da personalidade: intelecto, sensibilidade e vontade. A
conversão envolve uma mudança de pensamento, uma mudança de sentimento e uma
mudança de propósito na vida do pecador. A relação do arrependimento e da fé
para com os três elementos da personalidade é demonstrada na tabela a seguir.
Arrependimento
Fé
Intelecto: Reconhecimento Convicção
Sensibilidade: Remorso,
pesar Confiança
Vontade: Renúncia Esperança, entrega
1. Arrependimento Completo. O arrependimento completo inclui o reconhecimento do pecado,
pesar pelo pecado e renúncia ao pecado. O reconhecimento do pecado está
relacionado com o intelecto do homem; o pesar pelo pecado está relacionado com
a sensibilidade ou sentimentos; a renúncia ao pecado está relacionada com a
vontade ou poder de decisão. O arrependimento completo, portanto, afeta a vida
do pecador por inteiro. O verdadeiro coração ou essência do arrependimento é a
renúncia ao pecado e mudança de vida. É uma questão de vontade. O
reconhecimento do pecado pessoal e um coração pesaroso pelo pecado não
constituem o verdadeiro arrependimento até que levem à renúncia do pecado.
2. Fé Completa. A verdadeira fé inclui a crença, convicção, confiança e entrega.
Como o arrependimento, a fé está relacionada aos três elementos da
personalidade do homem. A crença está relacionada ao intelecto do homem; a
convicção com a sensibilidade, a confiança e entrega estão relacionadas à
vontade do homem. Possuindo a fé verdadeira, o cristão crerá em Deus, em Jesus
e nas verdades principais da Bíblia; ele terá completa confiança em Deus e
Jesus; ele se entregará a Cristo como Senhor e confiará Nele como Salvador. A
crença e a convicção devem preceder a confiança e a entrega. A fé é baseada em
fatos. Sozinhas, portanto, a crença e a convicção não constituem a verdadeira
fé. A verdadeira fé resulta em confiança e entrega. Alguém pode saber todos os
fatos a respeito de Jesus e da salvação, e pode possuir completa convicção na habilidade
de Cristo para salvar, mas ele não experimentará a salvação a menos que
pessoalmente entre em Cristo e se entregue inteiramente em Suas mãos.
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