terça-feira, 21 de março de 2017

Capítulo XL - A Linhagem do Messias


Capítulo XL

A Linhagem do Messias

A vinda do Messias foi predita. Os homens aguardavam pelo Seu aparecimento;  eles sabiam que Ele haveria de nascer. Deus O planejou para a salvação do homem, e através das profecias registradas na Bíblia, Ele revelou a figura do Salvador que haveria de vir. A figura é gradualmente revelada na Palavra de Deus. Cada profecia adicional contém um novo detalhe, fazendo a promessa do Salvador mais definida e clara.

Gênesis 3:15                        Semente da mulher
Gênesis 9:26                        Família de Sem
Gênesis 12:3                        Semente de Abraão
Gênesis 17:18,19                Linhagem de Isaque
Gênesis 28:13,14                Através de Jacó
Gênesis 49:10                      Tribo de Judá
2 Samuel 7:12-16                Casa de Davi
Isaías 9:6,7                            Um menino nos nasceu, um filho se nos deu
Isaías 7:14                             Nascido de uma virgem
Miquéias 5:2                         Cidade de Belém
Lucas 1:32,33,35                 Filho de Deus

Se alguém estivesse no Jardim do Éden depois do pecado de Adão e Eva, poderia ter perguntado: “Que meio Deus usará para trazer salvação para a humanidade? Como a raça humana pode ser liberta do pecado e suas consequências? O homem pode ser salvo proferindo palavras mágicas? Lavando-se em um rio sagrado? Escalando escadas douradas? Tomando uma determinada prescrição médica? Bebendo a água de uma fonte mágica? Oferecendo um animal em sacrifício? Ou infligindo tortura a si mesmo? Seria o remidor um conquistador de outro planeta, ou um anjo do céu, ou um membro da raça humana?”.

A primeira promessa do Messias foi dada no Jardim do Éden depois que Adão e Eva pecaram. Deus dirigiu-se à serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). Essa profecia revelou que o homem seria liberto do pecado e suas consequências pela Semente da mulher, um membro da raça humana. A Semente da mulher pisaria a cabeça da serpente, mas a serpente feriria seu calcanhar. O Messias deveria morrer, mas ele ressuscitaria para a imortalidade e receberia as chaves da morte e da sepultura. Ele governaria até sobre todos os inimigos, incluindo a serpente, que seria posta sob os Seus pés.

“Bem,” alguém poderia observar, “essa profecia pode se referir a quase todos os homens. Todos os homens são descendentes de Eva, a mãe da raça humana.” A semente da mulher, contudo, refere-se a uma pessoa específica, como revelam as profecias seguintes. Cada profecia adicional descreve de forma mais definida aquele que poderia realizar a obra da salvação.

Durante o Dilúvio, todos foram destruídos, exceto Noé e sua família. Visto que o Messias era para nascer da raça humana, ele teria que ser descendente de um dos três filhos de Noé. Em Gênesis 9:26, nós lemos: “E disse, bendito seja o Senhor, Deus de Sem”. Esse verso indica que o Messias viria da família de Sem.

A promessa se tornou mais definida em Gênesis 12:3. Esse verso registra a promessa de Deus a Abraão, um dos descendentes de Sem: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. O Messias seria da semente de Abraão (Gálatas 3:16) e através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Gênesis 17:18,19 revela que a linhagem do Messias viria por Isaque, não Ismael. Gênesis 28:13,14 mostra que a bênção prometida viria através de Jacó. Jacó teve doze filhos. De qual filho descenderia o Messias? Próximo da morte, Jacó abençoou Judá de forma profética: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, e a ele se congregarão os povos” (Gênesis 49:10). A palavra Siló significa paz e é profética quanto ao Messias que é o Príncipe da Paz. Esse verso mostra que o Messias nasceria na tribo de Judá.

Deus fez um concerto com Davi, um descendente de Judá, de que sua semente reinaria sobre Israel para sempre (2 Samuel 7:12-16). O Messias seria da semente de Davi (Mateus 1:1; Lucas 1:32,33). Observe que cada sucessiva profecia a respeito do Messias se torna mais definida que a anterior. Cada predição adicional elimina um vasto número de homens que poderiam ser qualificados como remidores do homem.

Isaías 9:6,7 revela que um menino nasceria e um filho se daria. Isaías 7:14 indica que o Messias seria nascido de uma virgem. Miquéias 5:2 mostra que ele nasceria em Belém. Lucas 1:35 prediz que o Messias seria chamado Filho de Deus: “E respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. Pelo fato de Jesus ser o Filho de Deus e o Filho do Homem, Ele é capaz de ser Sacrifício, Mediador, Senhor e Rei. Cada predição desenha detalhes adicionais na imagem profética do Messias. Estando retratado dessa maneira, como a humanidade poderia falhar em reconhecê-Lo?

A Bíblia contém muitas profecias sobre o nascimento, ministério, morte, ressurreição e reino vindouro de Cristo. As profecias que falam de Sua primeira vinda se cumpriram nos mínimos detalhes; as profecias com relação à Sua segunda vinda se cumprirão da mesma maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento