Capítulo LX
Reconciliação e Redenção
Reconciliação e redenção são duas das sete doutrinas da salvação.
Deus, o Rei, reconcilia Seus inimigos para consigo mediante a intercessão e
mediação de Seu Filho. Deus, o Remidor, compra o escravo do pecado no lugar
onde o povo se reúne para os negócios, com o sangue redentor de Seu Filho, e
torna o escravo livre.
I. Reconciliação
Os pecadores são inimigos de Deus. Eles vivem em oposição ao
governo de Deus. O homem, em pecado, afirma-se em hostil atividade e
antagonismo ao Governante do universo. O Eu e Deus movem-se em direções
opostas. Não pode existir amizade entre o homem e Deus enquanto o homem estiver
determinado a viver em oposição a Ele. “Os homens estão em guerra entre si, e o
homem está em guerra dentro de si mesmo porque não há paz com Deus”. Os
inimigos de Deus precisam de reconciliação. “Sendo inimigos, fomos
reconciliados com Deus pela morte de seu Filho” (Romanos 5:10). “Porquanto a
inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar
a Deus” (Romanos 8:7,8). “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e
inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos
reconciliou” (Colossenses 1:21).
“Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”
(Tiago 4:4).
A reconciliação tem origem na graça de Deus. Deus tomou a
iniciativa de remover a inimizade e estabelecer a paz entre Ele e os homens
(Romanos 5:1,2).
O sacrifício de Cristo proveu a base da reconciliação de Deus, o
Rei do universo e Seus inimigos. Deus é propiciado; os pecadores são
reconciliados. Os pecadores têm paz com Deus através do Senhor Jesus Cristo. Já
não são inimigos de Deus; são amigos d’Ele.
Romanos 5:1 Paz
com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo
Romanos 5:9-11 Inimigos
reconciliados através do Filho
2 Coríntios 5:18-21 Deus
nos reconciliando em Cristo
Colossenses 1:20-22 Fez
a paz pelo Seu sangue
A morte de Cristo aplacou Deus; ela removeu a barreira criada pelo
pecado do homem em relação à santidade de Deus. A morte de Cristo reconciliou
os homens; ela removeu o antagonismo do pecador para com a autoridade de Deus e
a oposição ao Seu governo. Sendo reconciliado, o crente vive em submissão ao
domínio de Deus. Ele tem paz com Deus (Romanos 5:1; Efésios 2:17), acesso a
Deus (Romanos 5:2; Efésios 2:18; João 14:6) e unidade com outros cristãos, quer
judeu ou gentio, em um corpo (Efésios 2:14). A paz com Deus refere-se à
reconciliação do pecador; paz de Deus (Filipenses 4:7) refere-se à calma e
equilíbrio interior do crente, um fruto do Espírito; paz entre as nações
refere-se ao futuro reino de Cristo (Miquéias 4:3).
II. Redenção
A redenção é uma das sete doutrinas da salvação. Em alguns
aspectos, a redenção e a salvação podem ser usadas indiferentemente.
Entretanto, em seu significado básico, a salvação é um termo mais inclusivo que
redenção; salvação inclui redenção.
A redenção é a libertação de um escravo de sua escravidão através
do pagamento de um preço. A palavra “redimir” é traduzida de três palavras
gregas: agorazo, adquirir no fórum
(Apocalipse 5:8; 14:3,4); exagorazo,
adquirir fora do fórum (Gálatas 3:13; 4:5); e lutroo, libertar por um preço (Lucas 24:21; Tito 2:14; 1 Pedro
1:18).
Os pecadores são escravos do pecado. “Todo aquele que comete
pecado é servo do pecado” (João 8:34). “Porque de quem alguém é vencido, do tal
também faz-se servo” (2 Pedro 2:19). “Não sabeis vós que a quem vos
apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem
obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”
(Romanos 6:6, 12-22). Os pecadores precisam de redenção. Eles não podem remir a
si mesmos; a redenção deve vir de Outro.
A redenção, como as outras doutrinas da salvação, tem origem na
graça de Deus e na base no sacrifício de Cristo. Deus, o Remidor, realiza Sua
obra de redenção através de Jesus, o Redentor. O cenário é a ágora, o mercado de escravos. Os
escravos do pecado estão em cativeiro: “vendidos sob o pecado” (Romanos 7:14).
Deus, o Remidor, compra no mercado o escravo do pecado com o precioso sangue de
Seu filho, que voluntariamente entregou Sua vida como preço de resgate pelos
pecadores. Havendo pago o preço da compra, o Remidor retira o redimido do
mercado de forma que eles nunca mais serão expostos para venda. O Remidor,
então, põe o prisioneiro em liberdade; a eles é dada perfeita liberdade. Por
apreciação e amor pelo Remidor, os redimidos se entregam a Ele como Seus servos
(1 Pedro 2:16).
Mateus 20:28 Dar a sua vida em resgate
Marcos 10:45 Dar a sua em resgate de muitos
1 Timóteo 2:6 Deu a si mesmo em preço de redenção
por todos
1 Pedro 1:18,19 Fostes
resgatados com o precioso sangue
1 Coríntios 6:20 Fostes
comprados por bom preço
Efésios 1:7 Em
quem temos a redenção
Colossenses 1:14 Em
quem temos a redenção
Tito 2:14 Para
nos remir de toda iniquidade
No perdoar, Deus é o Credor; na justificação, Ele é o Juiz; na
reconciliação, Ele é o Rei; na redenção, Ele é o Remidor. O devedor está na
instituição bancária com seu endividamento. O criminoso está na corte da
justiça sob condenação. O inimigo está no palácio real com inimizade. O escravo
está no mercado sob cativeiro. O devedor recebe perdão; o criminoso,
justificação; o inimigo, paz; o escravo, liberdade.
Os cristãos foram libertos da escravidão do pecado para que
pudessem ser servos de Deus. A liberdade para o cristão não é uma licença para
fazer o mal. Os crentes são livres para fazer, não o que querem, mas o que
devem fazer. Alguém encontra a maior liberdade da vida quando obedece a Cristo
como Senhor. Ser um servo de Deus e de Seu Filho é o maior privilégio da vida.
Viver em obediência a um Senhor tão glorioso é encontrar o melhor da vida. O
cego escritor de hinos, George Matheson (1842-1906), expressou essa verdade nas
seguintes palavras:
Me faz um cativo,
Senhor,
E
então eu serei livre;
Me force a render
minha espada,
E
então eu serei um conquistador.
Eu me afundo no
tumulto da vida,
Quando
me firmo por mim mesmo;
Me aprisione com
Teus braços,
E
forte será a minha mão.
George
Matheson
A redenção é tríplice. Os crentes experimentam redenção pelo
sangue, pelo poder e pela futura ressurreição. Na redenção pelo sangue de
Cristo, eles são redimidos da pena do pecado. Na redenção pelo poder de Cristo,
o Santo Espírito, eles são redimidos do poder do pecado. Na redenção pela
futura ressurreição, os crentes serão redimidos da presença do pecado. Quando
ressuscitados para a imortalidade, eles experimentarão completa redenção. Este
evento futuro é descrito como o dia da redenção (Efésios 4:30; 1:13,14; Lucas
21:28; Romanos 8:23).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento