Capítulo LXII
Novidade de Vida e Adoção
Novidade de vida e adoção completam as sete grandes doutrinas ou
elementos da salvação. O perdão oferece o cancelamento dos pecados ao devedor.
A justificação dá ao criminoso condenado a justiça imputada. A reconciliação dá
paz ao inimigo. A redenção traz a liberdade ao escravo. A santificação muda a
corrupção em santidade. A novidade de vida vivifica aquele que estava morto em
pecados. A adoção oferece filiação e herança ao miserável estrangeiro.
I. Novidade de vida
Os pecadores estão mortos no pecado. Eles estão “mortos em ofensas
e pecados” (Efésios 2:1,5), “sem Deus no mundo” (Efésios 2:12) e “separados da
vida de Deus” (Efésios 4:18). Eles estão mortos para o reino espiritual da
vida. Não existe contato redentor entre o pecador e Deus. Homens cegos estão
mortos no reino da visão; homens surdos estão mortos para o mundo do som;
homens paralíticos estão mortos no reino do toque; os pecadores estão mortos
para as coisas de Deus. As janelas do coração estão fechadas para o reino do
céu. Os pecadores têm uma existência horizontal, mas não têm uma vida vertical.
Para eles, a vida não tem uma terceira dimensão.
Quando os pecadores entram em Cristo, eles se tornam novas
criaturas. Quando Cristo entra neles, eles recebem novidade de vida. Havendo
estabelecido uma união com Cristo, os crentes recebem uma qualidade de vida
especial vinda d’Ele. Eles estão num novo nível de existência. A vida para eles
adquire uma nova dimensão; ao horizontal é acrescentado o vertical. Eles mantêm
relacionamentos não somente com os homens, mas também com Deus. A vida não é
meramente estendida à sua volta; mas
também é elevada para cima. As janelas
do coração e a mente são escancaradas em direção a Deus, e através delas entra
o brilho da vida de Deus, luz e amor.
Deus é o Autor e a Fonte da novidade de vida para os cristãos.
“Deus nos deu a vida eterna” (1 João 5:11). “Mas Deus, que é riquíssimo em
misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em
nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo” (Efésios 2:4,5). “Segundo
a sua vontade, ele nos gerou” (Tiago 1:18). A novidade de vida tem sua origem
na graça de Deus. Cristo é o canal através de quem Deus concede a novidade de
vida (1 João 5:11,12; Tito 3:5; Romanos 8:2).
A fé é a causa instrumental da novidade de vida. É um requisito
que o homem deve preencher antes de se tornar uma nova criatura em Cristo
Jesus. A novidade de vida é dependente da fé do homem, porque a fé estabelece a
união entre o homem e Cristo, que é aquele que dá a novidade de vida (João
3:36; 5:24; Gálatas 3:26; 1 João 5:1).
Novas Criaturas
2 Coríntios 5:17 Nova criatura é
Gálatas 6:15 Ser
uma nova criatura
Efésios 2:10 Criados
em Cristo Jesus
Efésios 4:24 Novo
homem, criado
Colossenses 3:10 Novo homem, que se renova
Romanos 12:2 Transformados
pela renovação da mente
Tito 3:5 Renovação
do Espírito Santo
Ressuscitados com Cristo
Romanos 6:4,5 Andemos
em novidade de vida
Efésios 2:1,5,6 Nos vivificou juntamente com Cristo
Colossenses 2:12,13 Ressuscitastes,
vos vivificou
Colossenses 3:1 Se já ressuscitastes com Cristo
João 5:21 O
Filho vivifica aqueles que quer
Gerados e Nascidos de Deus
João 1:12,13 Serem
feitos filhos de Deus
João 3:3-8 O
que é nascido do Espírito
Tiago 1:18 Ele
nos gerou pela palavra da verdade
1 Pedro 1:3 Nos
gerou de novo
1 Pedro 1:23 Sendo
de novo gerados
1 João 2:29 É
nascido dEle
1 João 3:9 Nascido de Deus
1 João 4:7 O
que ama é nascido de Deus
1 João 5:1 O
que crê é nascido de Deus
1 João 5:4 O
que é nascido de Deus vence o mundo
1 João 5:18 Nascido
de Deus, de Deus é gerado
Ter Vida Eterna
João 3:36 Tem
vida eterna
João 4:14 Para
a vida eterna
João 5:24 Passou
da morte para a vida
João 6:47 Tem
a vida eterna
João 6:53,54 Tem
a vida eterna
1 João 3:14 Passamos
da morte para a vida
1 João 5:11,12 Quem tem o Filho tem a vida
1 João 5:13 Para
que saibais que tendes a vida eterna
Através do arrependimento, fé e batismo, o pecador foi
“crucificado com Cristo” (Gálatas 2:20), “sepultado com Cristo” (Romanos 6:4) e
“ressuscitado com Cristo” (Colossenses 2:12) para andar em novidade de vida. Os
crentes têm atualmente novidade de vida, mas não podem ter a imortalidade até a
ressurreição na segunda vinda de Cristo. Hoje, todos os homens são mortais, e
tudo no homem é mortal. Não há uma parte do homem que é imortal hoje. A
novidade de vida que o crente tem hoje não é a imortalidade.
II. Adoção
Adoção é o ato de Deus na salvação onde Ele, como Pai, coloca seu
filho gerado numa posição de um filho adulto com os privilégios da herança
legal. Aquele que é adotado é um herdeiro. A novidade de vida e a adoção estão
conectadas. A novidade de vida dá a natureza
da filiação; a adoção dá a posição da
filiação. A palavra “adoção” ocorre somente cinco vezes na Bíblia. Ela é usada apenas
por Paulo. As cinco ocorrências são listadas a seguir.
Romanos 8:15 Recebestes
o Espírito de adoção
Gálatas 4:5 Recebermos
a adoção de filhos
Efésios 1:5 Filhos
de adoção
Romanos 8:23 Esperando
a adoção
Romanos 9:4 Israelitas,
a adoção
Romanos 8:23 refere-se à futura redenção do corpo na ressurreição.
Romanos 9:4 refere-se à adoção de Israel e os privilégios como nação de Deus.
Os outros três textos se referem à adoção como doutrina da salvação.
Hoje, quando alguém fala de adoção, ele se refere ao processo
legal mediante o qual um estranho se torna membro de uma família. No tempo de
Paulo, porém, adoção referia-se ao processo legal mediante o qual um pai
colocava o seu próprio filho numa posição legal de um filho adulto, com todos
os privilégios de herança. Alguém pode questionar porque a adoção era requerida
quando a criança já era filha por nascimento. Deve ser lembrado que em Roma
pagã, um cidadão frequentemente tinha muitas esposas e muitos filhos. Algumas
dessas esposas poderiam ser concubinas e escravas. O cidadão podia não ter o
desejo de que o filho nascido da esposa escrava recebesse seus títulos, posição
na sociedade e herança. O processo legal de adoção, portanto, providenciava o
meio pelo qual o cidadão poderia designar aquelas crianças que desejava que
fossem consideradas filhss e herdeiras. Mediante o recebimento da novidade de
vida, os crentes se tornam crianças de Deus. Através da adoção, as crianças são
declaradas Seus filhos, aqueles que têm todos os privilégios e a herança da
filiação.
Desde quando a humanidade foi concebida, os pecadores estão em
miséria; eles estão destituídos e sem posses. Eles são “desgraçados,
miseráveis, pobres, cegos e nus” (Apocalipse 3:17). Eles “não são ricos para
com Deus” (Lucas 12:21). Os pecadores podem acumular riquezas hoje, mas estarão
sem posses na eternidade (Mateus 6:19; Lucas 12:15-21; 1 Timóteo 6:7; Tiago
5:1-3).
Como crianças geradas e filhos adotados, os crentes são herdeiros
de Deus. “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei o seu Deus, e ele
será meu filho” (Apocalipse 21:7). “Não escolheu Deus aos pobres deste mundo
para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?”
(Tiago 2:5). “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos
de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de
Deus, e coerdeiros de Cristo” (Romanos 8:16,17). Os textos seguintes ensinam
que os crentes são filhos de Deus: João 1:12; Romanos 8:14,19; 2 Coríntios
6:18; Gálatas 4:6,7; Filipenses 2:15; 1 João 3:1,2. Os textos a seguir se
referem à herança dos cristãos: Romanos 8:17; Gálatas 4:7; Efésios 1:11,14,18;
Colossenses 1:12; 3:24; 1 Pedro 1:4; Mateus 19:29; Tito 3:7; Tiago 2:5; Mateus
5:5; 25:34; Romanos 4:13; Gálatas 3:29.
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