segunda-feira, 26 de junho de 2017

Capítulo LIV - Arrependimento

Capítulo LIV

Arrependimento

O arrependimento é o reconhecimento, pesar e renúncia ao pecado na vida de alguém. Envolve uma mudança de pensamento, sentimento e propósito em relação ao pecado, tendo em vista a relação para com Deus através de Cristo. Todos os homens precisam se arrepender do pecado e aceitar o perdão que Deus providenciou através de Sua graça e do sacrifício de Seu Filho. O arrependimento é um dos requisitos básicos para a salvação.


I. O Arrependimento nas Escrituras

A Bíblia reconhece o pecado como uma realidade trágica e declara que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23) e que Deus “agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam” (Atos 17:30 NVI).

O arrependimento foi uma mensagem importante dos profetas do Antigo Testamento: 1 Samuel 7:3; 1 Reis 8:35,36; 2 Reis 17:13; Isaías 1:16-18; 55:7; Jeremias 25:5; Ezequiel 14:6; 18:30-32; 33:11; Oséias 14:1,2; Joel 2:12-17; Jonas 3:8; Zacarias 1:3,4. O arrependimento foi a principal mensagem de João Batista: Mateus 3:2-8; Marcos 1:4-6; Lucas 3:3-18; Isaías 40:1-5; Malaquias 4:5,6; e um ensino vital de nosso Senhor: Mateus 4:17; Marcos 1:15; Lucas 5:32; 13:1-5; Mateus 11:20,21; 12:41; Lucas 15; 24:46-48. O arrependimento foi instado por Pedro e pela Igreja primitiva: Atos 2:37,38; 3:19; 5:30-32; 8:22; 11:18; 2 Pedro 3:9. Ocupa uma importante posição nas mensagens de Paulo: Atos 17:30; 20:21; 26:20; Romanos 2:4; 2 Coríntios 7:9,10; 12:21; 2 Timóteo 2:25; Hebreus 6:1; 12:17.

Nosso Salvador insistiu no arrependimento em Suas mensagens para as igrejas da Ásia. Para a Igreja de Éfeso, Ele disse: “... arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” (Apocalipse 2:5). Para a Igreja de Pérgamo, Ele disse: “Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2:16). Para a Igreja de Tiatira, Ele disse: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.  Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras” (Apocalipse 2:21,22). Para a Igreja de Sardes, Ele disse: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei” (Apocalipse 3:3). Para a Igreja de Laodiceia, Ele disse: “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

Lendo o Apocalipse, observa-se que as pragas apocalípticas vão falhar em produzir o arrependimento nos homens que as experimentarão. Com relação à sexta trombeta, lemos: “E os outros homens, que não foram mortos por essas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces” (Apocalipse 9:20,21). O arrependimento não resultará da quarta taça da ira: “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre essas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória” (Apocalipse 16:8,9). A quinta e a sétima taça da ira também falham em trazer arrependimento: “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor. E, por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras” (Apocalipse 16:10,11) e “os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva, porque a sua praga era mui grande” (Apocalipse 16:21). Apocalipse 18:9-19 descreve os reis e mercadores pranteando pela cidade caída, Babilônia; eles deveriam lamentar por seus pecados.

Saul (1 Samuel 15:24-30), Acabe (1 Reis 21:27-29) e Judas (Mateus 27:3-5) são exemplos de arrependimento inadequado ou falso. Exemplos de verdadeiro arrependimento nas Escrituras são: o do publicano no templo (Lucas 18:13), o filho arrependido (Mateus 21:28-32), Zaqueu (Lucas 19:8-10), o filho pródigo (Lucas 15:17-19), Davi (2 Samuel 12:13), Nínive (Jonas 3:4-10), os israelitas (Juízes 10:15,16) e Manassés (2 Crônicas 33:11-13).

Existem sete salmos de penitência ou salmos de confissão e arrependimento: Salmos 6; 32; 38; 51; 102; 130; 143. O Salmo 51 é excepcionalmente bom como um exemplo de arrependimento e confissão do pecado.

As expressões bíblicas usadas para indicar o arrependimento incluem: voltar, retornar, abandonar, despojar, tirar, rejeitar, deixar, apartar, sair, fugir, escolher, purificar, lavar, limpar, abster, cessar, crucificar e mortificar.


II. Três Elementos do Arrependimento

Os três elementos do arrependimento estão relacionados com as três funções da mente humana, que são o intelecto, a sensibilidade e a vontade. O reconhecimento do pecado está relacionado ao intelecto; o pesar pelo pecado está relacionado com a sensibilidade ou sentimentos; a renúncia está relacionada à vontade. O completo arrependimento afeta a vida do pecador por inteiro.

1. Reconhecimento do Pecado. O homem deve reconhecer a si mesmo como um pecador que precisa modificar o curso de sua vida em relação ao pecado. Ele precisa enxergar sua culpa pessoal, corrupção e desamparo diante de Deus e saber que o perdão dos pecados se torna possível mediante o sacrifício de nosso Senhor. O reconhecimento do pecado requer uma busca do coração à luz dos padrões morais de Deus. É necessário orar: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23,24). O reconhecimento do pecado, entretanto, não é o arrependimento completo. O arrependido deve lamentar pelos pecados e se afastar deles.

2. Pesar pelo Pecado. O segundo elemento do arrependimento é o sincero pesar pelo pecado. Esse elemento está relacionado aos sentimentos do homem. O coração contrito pelo pecado resulta em humildade. A humildade cristã começa no arrependimento e segue pela eternidade.

2 Coríntios 7:9,10         A tristeza, segundo Deus, opera o arrependimento
Joel 2:12,13                     Rasgai o coração, não as vestes
Salmos 38:18                  Afligir-me-ei por causa do meu pecado
Atos 2:37                         Compungiram-se em seu coração
Tiago 4:8-10                   Lamentai, chorai, humilhai-vos
Jó 42:5,6                           Me abomino e me arrependo no pó e na cinza
Salmos 34:18                  Coração quebrantado, espírito contrito
Salmos 51:17                  Um coração quebrantado e contrito

3. Renúncia do Pecado. A renúncia do pecado é uma questão de vontade. É a verdadeira essência do arrependimento. O arrependimento não está completo a menos que inclua um abandono voluntário do pecado. Observe as expressões que indicam a renúncia ao pecado nas seguintes escrituras.

Isaías 1:16                            Tirai o maldade; cessai de fazer o mal
Isaías 55:7                            Deixe o ímpio o seu caminho, retorne
2 Timóteo 2:19,21              Aparte-se da iniquidade
Jeremias 25:5                       Convertei-vos agora
Ezequiel 33:11                     Convertei-vos de vossos maus caminhos
Romanos 13:12-14              Rejeitemos as obras das trevas
Efésios 4:18-32                    Vos despojeis do velho homem
Colossenses 3:8–14             Despojai-vos também de tudo
Hebreus 12:1                         Deixemos todo embaraço
Colossenses 3:5                    Mortificai os vossos membros
Gálatas 2:20                           Já estou crucificado com Cristo
Gálatas 5:24                           Crucificaram a carne
Gálatas 6:14                           O mundo está crucificado para mim
Romanos 6:6-11                   Velho homem foi crucificado
Mateus 16:24,25                  Tome sobre si a sua cruz
Romanos 8:13                       Mortificai as obras do corpo

A renúncia ao pecado produz uma emenda na vida. O arrependimento resulta em reparação, que é a reparação por uma ofensa, e restituição, o que significa a restauração do que não lhe pertencia (Atos 26:20; Mateus 3:7,8; Lucas 3:8-14; Atos 16:33; 19:18,19; Lucas 19:2,7,8; Daniel 4:27; Ezequiel 33:14-16).


III. Arrependimento e Conversão

Um dos primeiros atos do crente é o arrependimento de seus pecados e a busca pelo perdão de Deus através de Cristo. O arrependimento precede e resulta no batismo. Arrependimento, fé e batismo são os três elementos da conversão.

Deus conduz o homem ao arrependimento. Isso é uma dádiva de Deus (Atos 11:18; 2 Timóteo 2:25), que é produzida pela Sua bondade e longanimidade (Romanos 2:4; 2 Pedro 3:9). O arrependimento e o perdão são possíveis por causa da morte e ressurreição de Cristo (Lucas 24:46,47, Atos 5:30,31). O arrependimento é produzido através da Palavra de Deus (Atos 2:37,38,41; Jonas 3:5), e através do Seu Espírito (João 16:8). A correção de Deus sobre os crentes é aplicada de forma a produzir arrependimento (Hebreus 12:6,10; Apocalipse 3:19).

A atitude do cristão deveria ser o humilde reconhecimento em ser indigno da misericórdia de Deus, odiar o pecado em sua própria vida, perdoar o pecado na vida dos outros, dependência no poder de Cristo para vencer tentações e sua imediata confissão dos pecados conhecidos diante de Deus. Alguém pode expulsar as tentações com obras de justiça.

O exame diário dos pensamentos, palavras e ações, e a confissão dos pecados a Deus são importantes para todos os cristãos. Como um mercador, que no fim do dia verifica o resultado de suas atividades, o crente precisa a cada dia examinar seu comportamento diante de Deus à luz dos padrões morais de Deus. João escreveu: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:1,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento