Parte Quatro
CRISTOLOGIA
Capítulo XXXVI
Teologia Cristocêntrica
Teologia Cristocêntrica
Cristologia é a doutrina central da Teologia Sistemática. Como a
quarta entre as sete principais divisões da Teologia Sistemática, ela se
posiciona no ponto central entre a Teologia, a doutrina de Deus e a Escatologia,
a doutrina do futuro.
As três divisões que precedem a Cristologia apresentam a figura do
homem em pecado, alienado de Deus e precisando de salvação. As três divisões
seguintes à Cristologia mostram o quê Cristo fará pelo crente. O Salvador dará
a ele salvação (Soteriologia), um lugar na sua igreja (Eclesiologia) e
esperança para o futuro (Escatologia).
A Teologia Bíblica é Cristocêntrica. Jesus é a figura central da
história, seu nascimento é o ponto divisor do tempo. Essa pessoa gloriosa é o
ponto focal de toda a Teologia. A mente e o coração dos homens deveriam ser
centralizados n’Ele. É apropriado, então, que a Cristologia deva ocupar a
posição central na Teologia Sistemática.
I. O Evangelho é Cristocêntrico
O evangelho da salvação é Cristocêntrico. Deus está reconciliando
os homens consigo mesmo através da pessoa de seu Filho. Jesus é o único contato
de redenção entre Deus e os homens. Nenhum homem pode vir ao Pai, exceto através
d’Ele. “Debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual
devamos ser salvos” (Atos 4:12).
Todas as riquezas da salvação são outorgadas aos crentes através de Cristo. Devemos notar que essas
riquezas espirituais constituem as sete grandes doutrinas da salvação. Elas
serão consideradas em detalhe no tema Soteriologia, a doutrina da salvação.
O perdão dos pecados é através de Cristo (Lucas 24:47; Atos 5:30,31;
10:43; Romanos 3:25; Efésios 1:7; Colossenses 1:13,14). A justificação é
através de Cristo (Atos 13:38,39; Romanos 3:24; II Coríntios 5:21; Gálatas 2:16,17;
Tito 3:5-7). A reconciliação é através de Cristo (Romanos 5:1; 9-11; II
Coríntios 5:18-21; Colossenses 1:20-22). A redenção é através de Cristo (Mateus
20:28; João 8:36; Romanos 6:22; Gálatas 3:13; 4:4,5; 5:1; I Timóteo 2:6; I
Pedro 1:18,19). A
santificação é através de Cristo (Atos 26:18; I Coríntios 1:2,30;
Hebreus 10:10, 14). A novidade de vida é através de Cristo (João 5:40; 6:47,48;
Romanos 6:23; II Coríntios 5:17; I João 5:11,12). A adoção é através de Cristo
(João 1:12, Gálatas 3:25,26; 4:4-7; Efésios 1:5; Hebreus 2:9,10).
Um grande fato que se destaca nitidamente no Novo Testamento é que
somente através de Cristo o homem pode experimentar a salvação. Fora de Cristo
não somos nada. Separado d’Ele, o homem não tem esperança. O evangelho é centrado
em Cristo. Paulo, o grande teólogo missionário, mostrou que a salvação está
centrada em Cristo e declarou que o evangelho está fundamentado sobre os benefícios
obtidos pelo sacrifício e ressurreição de Cristo (I Coríntios 15:1-4). A vida
imaculada do Cordeiro de Deus, sua morte sacrificial e sua gloriosa
ressurreição proveram a base para a salvação do pecador.
As boas novas de grande alegria que o anjo proclamou foram a
respeito de um “Salvador, o qual é Cristo o Senhor” (Lucas 2:10,11). Nosso
Senhor disse “Ser-me-eis testemunhas” (Atos 1:8). Os obreiros cristãos,
portanto, devem ser testemunhas de uma pessoa – Jesus Cristo. A Igreja do Novo
Testamento em obediência ao mandamento de Cristo “não cessava de ensinar e de anunciar
a Jesus Cristo” (Atos 5:42). Paulo disse: “Porque nada me propus saber entre
vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (I Coríntios 2:2).
O cristão fiel de hoje proclamará a mensagem do evangelho
verdadeiro em todos seus detalhes como revelado na palavra de Deus e se
certificará de que seu testemunho seja Cristocêntrico. O obreiro cuja mensagem
é bíblica irá revelar a Cristo em toda sua plenitude como Sacrifício, fonte de
poder e futuro Rei. Ele vai enfatizar igualmente o sangue de Cristo, o poder
transformador de Cristo e o futuro reinado de Cristo. Ele apresentará um
evangelho completo da salvação, centralizado na pessoa de Jesus Cristo.
II. A Vida Cristã é Cristocêntrica
Talvez a maior tragédia do mundo religioso é que os homens busquem
viver uma vida cristã separados de Cristo. Eles buscam ter o fruto do Espírito
sem o Espírito (o poder transformador de Cristo) e se tornarem justos através
de seu próprio esforço. Eles consideram a vida cristã como uma questão de fazer
alguma coisa. Eles se consideram cristãos meramente porque repetem a oração do
Pai Nosso ou porque concordam mentalmente com a Regra de Ouro. A salvação,
entretanto, envolve a transformação do caráter do homem assim como a reforma de
sua conduta. Os homens fazem o que fazem porque são o que são. Deus quer mudar
o quê os homens são assim como aquilo que os homens fazem.
A vida cristã deve ser Cristocêntrica. Ela é determinada por uma relação
vital e redentiva entre o crente e Cristo. A conversão é o processo através do
qual o crente estabelece o contato com Essa gloriosa pessoa. A vida cristã é
resultado normal do funcionamento dessa relação vital. A verdadeira justiça não
é determinada somente pelas obras desenvolvidas pelo crente independentemente de Cristo, mas sim pelo que foi
realizado por eles por Cristo em sua
morte sacrificial e pelo que neles está
sendo feito por Cristo através de Seu
poder transformador.
Boas obras é marca registrada do Cristianismo. Nosso Salvador “andou
fazendo o bem” e seus seguidores caminharam em seus passos. Os crentes foram
redimidos do pecado e “criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Efésios 2:10).
A intenção de Deus é que os crentes vivam “neste presente século sóbria, justa
e piamente” (Tito 2:12). Os crentes vivem em retidão e são cuidadosos em “aplicar-se
às boas obras” não para serem redimidos, mas porque foram redimidos. Eles fazem
o bem não para serem justificados por Deus, mas sim porque foram justificados.
Nós amamos a Deus porque primeiro Ele nos amou. Nós cremos Nele porque primeiro
Ele se revelou a nós. Nós vivemos para Ele porque experimentamos Sua graça e
misericórdia. O que Cristo fez por nós se transforma no impulso motivador para
cumprirmos aquilo que devemos fazer por Cristo.
Muitas das cartas de Paulo estão divididas em duas partes. A
primeira parte nos conta o que Cristo fez por nós; a segunda diz o que devemos
fazer por Cristo. O que devemos fazer por Cristo é baseado naquilo que Cristo
fez por nós.
Nos primeiros onze capítulos de Romanos, Paulo explica o que Deus fez
por nós providenciando a salvação. O restante da carta explica o que nós
devemos fazer por Deus. As duas seções do livro são conectadas pela palavra “pois”
em Romanos 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos...”.
Os três primeiros capítulos de Efésios dizem o que Cristo fez por
nós; os três últimos relatam o que devemos fazer por Ele. A primeira parte nos
fala da posição e situação do crente em Cristo; a outra metade nos fala da luta
e da caminhada do crente em Cristo. As duas seções estão conectadas pela
palavra “pois” em Efésios 4:1: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor...”.
Colossenses também está dividido em duas partes conectadas pela
conjunção “portanto”. Os dois primeiros capítulos nos contam sobre homens
mortos em pecado sendo ressuscitados com Cristo pelas águas do batismo em
novidade de vida. Os dois últimos explicam como homens renascidos em Cristo
devem viver e andar.
Os crentes apresentam seus corpos como sacrifício vivo, andam em
novidade de vida e são zelosos na prática de boas obras como uma resposta
normal ao contato vital que mantêm com o seu Senhor ressuscitado. A vida do
cristão é Cristocêntrica.
III. A Obra Cristã é Cristocêntrica
A obra da Igreja é direcionada a Cristo e Cristocêntrica. A Igreja
não é meramente uma organização, é um organismo. A Igreja não é uma instituição
humana inanimada, é uma entidade viva que mantém união orgânica com seu Guia e Fundador.
Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Cristo é o
Fundador e Construtor da Igreja. Seu sucesso é certo por causa da segurança que
tem aquele que está fazendo a edificação. Os obreiros cristãos são a tripulação
do navio, mas Cristo se coloca ao leme guiando o curso da Sua Igreja. Um
trabalhador planta, outro rega e ainda assim é o Senhor que dá o crescimento (I
Coríntios 3:6). O Senhor continua acrescentando à Igreja aqueles que hão de se
salvar (Atos 2:47).
IV. O Amanhã de Deus é Cristocêntrico
Embora a redenção seja “para Deus” (Apocalipse 5:9) e Deus será
“tudo em todos”, quando o último inimigo for aniquilado (I Coríntios 15:24-28),
Cristo ocupará uma posição central no futuro reino de Deus. Como o Cordeiro de
Deus, Jesus estará “no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os
anciãos” (Apocalipse 5:6). Seu sacrifício será o tema da canção de adoração dos
remidos. Ao Seu nome todo joelho se dobrará e toda língua confessará que “Jesus
é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10,11). Ele será
reconhecido como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele ocupará a mais
exaltada posição no universo, ao lado de Deus.
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