segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Capítulo XIII - Os Atributos de Deus


CAPÍTULO XIII

Os Atributos de Deus

A existência de Deus estabelece o fato de que Deus é. A personalidade de Deus revela quem Deus é. A natureza e unidade de Deus consideram o quê Deus é. Os atributos de Deus referem-se a como Deus é.

I. Atributos definidos

Os atributos de Deus são suas características de identificação e de distinção. Elas se referem a estas particularidades e perfeições atribuídas a Ele na Bíblia e reveladas por Ele em Suas obras. Estas características são intrínsecas, essenciais e qualidades permanentes dentro da natureza divina. Elas denotam como Deus é.

“Os atributos de Deus são aquelas características que distinguem a natureza divina, as quais são inseparáveis da ideia de Deus, e constituem a base e alicerce para Suas várias manifestações às Suas criaturas” (Strong. Op. cit., p. 244).
“Por atributos de Deus, diferindo da substância de Deus, queremos indicar as qualidades que são inerentes à substância e constituem uma descrição analítica e mais estreita delas. Elas devem ser entendidas como objetivamente reais e não meramente como um modo subjetivo do homem conceber Deus, e como descrições do modo particular no qual a essência divina existe e opera e não como que denotando partes distintas de Deus. Os atributos são o diferencial do gênero essência ou substância” (Thiessen. Op. cit., p. 123).

II. Os Atributos de Deus Classificados

Os teólogos têm classificado os atributos de Deus de muitas formas diferentes. Eles têm resumido e agrupado a descrição da natureza de Deus sob vários títulos.

Uma dupla classificação dos atributos de Deus consiste de atributos negativos e atributos positivos. Atributos negativos referem-se às qualidades que negam imperfeições na natureza de Deus. Elas identificam o que Deus não é. Por exemplo, Deus é insondável, imortal e imutável ou invariável. Os atributos positivos referem-se às qualidades que expressam certas perfeições dentro da natureza de Deus.

Uma outra classificação dos atributos de Deus consiste de atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis. Atributos incomunicáveis referem-se aqueles atributos que pertencem unicamente a Deus e não podem ser conferidos ao homem. Atributos comunicáveis são aqueles que podem ser encontrados, em grau limitado, no homem. Essa é a classificação favorita empregada pelos teólogos Reformados.

Uma terceira classificação resulta nos atributos de Deus sendo agrupados sob atributos absolutos ou imanentes; e atributos relativos ou transitivos. Atributos absolutos ou imanentes incluem aqueles que se referem à natureza de Deus, independente da Sua relação com o universo. Atributos relativos ou transitivos incluem aqueles que se referem à Sua natureza expressa em relação ao universo. Santidade, por exemplo, refere-se ao que Deus é em Si mesmo. Justiça e retidão referem-se à santidade de Deus expressa em Sua relação com a humanidade. Verdade é o que Deus é em Si mesmo. Veracidade e fidelidade é Seu atributo de verdade expresso em Sua relação com a humanidade.

Alguns teólogos classificam os atributos de Deus de acordo com os três elementos da personalidade: intelecto, sensibilidade e vontade. Sob o intelecto seria colocado a onisciência de Deus. Sob a sensibilidade seria agrupado o amor, a santidade e verdade de Deus. Sob vontade seria listado a onipotência de Deus. Nosso sentimento é que essas classificações são artificiais e insatisfatórias.


III. Atributos Naturais e Morais

Nós apoiamos a classificação dos atributos de Deus em naturais e morais. Atributos naturais referem-se às características físicas de Deus e Sua relação com o universo natural como um todo. Atributos morais referem-se ao caráter de Deus. Eles determinam Seu padrão moral e Sua relação com a humanidade.

Descrevendo um homem, por exemplo, se você mencionou que ele era alto, forte e inteligente, você estaria listando seus atributos físicos ou naturais. Se você disse que ele era intelectual, generoso e confiante, você estaria listando seus atributos morais; você estaria descrevendo seu caráter.

Os atributos naturais de Deus são: infinidade, eternidade e imortalidade, imutabilidade, onisciência, onipresença e onipotência. Embora nós já tenhamos dado ao tema extenso tratamento, a unidade de Deus também deve ser considerada como um de Seus atributos naturais.

Os atributos morais de Deus são: santidade, amor e verdade. Santidade inclui a retidão e justiça. Amor inclui a misericórdia, graça, benignidade e bondade. A verdade inclui veracidade e fidelidade.
Quando nós nos referimos a um grupo de atributos de Deus como naturais, nós não queremos dizer que essas qualidades pertencem naturalmente a Deus e todas as outras características são estranhas ou adquiridas. Todos os atributos de Deus são originários de Si mesmo. Todos são intrínsecos em Sua natureza.

Além disso, os atributos de Deus são inter-relacionados. Cada atributo condiciona e modifica todos os outros. O amor de Deus é um amor santo. Seu poder é eterno; Sua sabedoria é infinita; Sua santidade é imutável. Deus é uma pessoa, tendo uma natureza única e indivisível, porém exercendo Seus muitos atributos.


IV. A GLÓRIA DE DEUS

A glória não é um atributo separado de Deus. Glória é manifesta na beleza, luz, esplendor. A glória de Deus resulta do exercício de Seus atributos. Bendito designa a condição da natureza íntima de Deus que resulta do exercício subjetivo de Seus atributos. Deus é reconhecido como glorioso quando Ele é visto em Sua verdadeira natureza. Na eternidade, quando a terra for cheia da glória do Senhor, os homens reconhecerão Deus como Ele realmente é.

Glorificar a Deus significa declarar ou demonstrar que Deus é glorioso. No ato de glorificar a Deus os homens não mudam a natureza de Deus. Eles não fazem Deus glorioso. Deus é glorioso não importando o que o homem faça. Da mesma forma, quando os homens santificam a Deus em seus corações, eles não fazem Deus santo. Eles não alteram Sua natureza de profano para santo. Deus já é infinitamente santo. Sua santidade não pode sofrer acréscimo ou redução. Santificar a Deus significa declarar ou demonstrar que Deus é santo. Glorificar a Deus é o ato mediante o qual os homens declaram que Deus é glorioso.

Deus é glorioso em cada um de seus atributos e na soma total de Sua natureza e obras. “Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só Ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre Seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da Sua glória! Amém, e amém!” (Salmos 72:18, 19).

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