CAPÍTULO XIII
Os Atributos de Deus
A existência de Deus estabelece o fato de que
Deus é. A personalidade de Deus
revela quem Deus é. A natureza e
unidade de Deus consideram o quê Deus
é. Os atributos de Deus referem-se a como
Deus é.
I. Atributos definidos
Os atributos de Deus são suas características
de identificação e de distinção. Elas se referem a estas particularidades e
perfeições atribuídas a Ele na Bíblia e reveladas por Ele em Suas obras. Estas
características são intrínsecas, essenciais e qualidades permanentes dentro da
natureza divina. Elas denotam como Deus é.
“Os
atributos de Deus são aquelas características que distinguem a natureza divina,
as quais são inseparáveis da ideia de Deus, e constituem a base e alicerce para
Suas várias manifestações às Suas criaturas” (Strong. Op. cit., p. 244).
“Por
atributos de Deus, diferindo da substância de Deus, queremos indicar as
qualidades que são inerentes à substância e constituem uma descrição analítica
e mais estreita delas. Elas devem ser entendidas como objetivamente reais e não
meramente como um modo subjetivo do homem conceber Deus, e como descrições do
modo particular no qual a essência divina existe e opera e não como que
denotando partes distintas de Deus. Os atributos são o diferencial do gênero essência ou substância” (Thiessen. Op. cit., p. 123).
II. Os Atributos de Deus Classificados
Os teólogos têm classificado os atributos de
Deus de muitas formas diferentes. Eles têm resumido e agrupado a descrição da
natureza de Deus sob vários títulos.
Uma dupla classificação dos atributos de Deus
consiste de atributos negativos e
atributos positivos. Atributos
negativos referem-se às qualidades que negam imperfeições na natureza de Deus.
Elas identificam o que Deus não é. Por exemplo, Deus é insondável, imortal e
imutável ou invariável. Os atributos positivos referem-se às qualidades que
expressam certas perfeições dentro da natureza de Deus.
Uma outra classificação dos atributos de Deus
consiste de atributos incomunicáveis
e atributos comunicáveis. Atributos
incomunicáveis referem-se aqueles atributos que pertencem unicamente a Deus e
não podem ser conferidos ao homem. Atributos comunicáveis são aqueles que podem
ser encontrados, em grau limitado, no homem. Essa é a classificação favorita
empregada pelos teólogos Reformados.
Uma terceira classificação resulta nos
atributos de Deus sendo agrupados sob atributos absolutos ou imanentes; e
atributos relativos ou transitivos. Atributos absolutos ou
imanentes incluem aqueles que se referem à natureza de Deus, independente da
Sua relação com o universo. Atributos relativos ou transitivos incluem aqueles
que se referem à Sua natureza expressa em relação ao universo. Santidade, por
exemplo, refere-se ao que Deus é em Si mesmo. Justiça e retidão referem-se à
santidade de Deus expressa em Sua relação com a humanidade. Verdade é o que
Deus é em Si mesmo. Veracidade e fidelidade é Seu atributo de verdade expresso
em Sua relação com a humanidade.
Alguns teólogos classificam os atributos de
Deus de acordo com os três elementos da personalidade: intelecto, sensibilidade
e vontade. Sob o intelecto seria colocado a onisciência de Deus. Sob a sensibilidade
seria agrupado o amor, a santidade e verdade de Deus. Sob vontade seria listado
a onipotência de Deus. Nosso sentimento é que essas classificações são
artificiais e insatisfatórias.
III. Atributos Naturais e Morais
Nós apoiamos a classificação dos atributos de
Deus em naturais e morais. Atributos naturais referem-se às
características físicas de Deus e Sua relação com o universo natural como um
todo. Atributos morais referem-se ao caráter de Deus. Eles determinam Seu
padrão moral e Sua relação com a humanidade.
Descrevendo um homem, por exemplo, se você
mencionou que ele era alto, forte e inteligente, você estaria listando seus
atributos físicos ou naturais. Se você disse que ele era intelectual, generoso
e confiante, você estaria listando seus atributos morais; você estaria
descrevendo seu caráter.
Os atributos naturais de Deus são:
infinidade, eternidade e imortalidade, imutabilidade, onisciência, onipresença
e onipotência. Embora nós já tenhamos dado ao tema extenso tratamento, a
unidade de Deus também deve ser considerada como um de Seus atributos naturais.
Os atributos morais de Deus são: santidade,
amor e verdade. Santidade inclui a retidão e justiça. Amor inclui a
misericórdia, graça, benignidade e bondade. A verdade inclui veracidade e
fidelidade.
Quando nós nos referimos a um grupo de
atributos de Deus como naturais, nós não queremos dizer que essas qualidades
pertencem naturalmente a Deus e todas as outras características são estranhas
ou adquiridas. Todos os atributos de Deus são originários de Si mesmo. Todos
são intrínsecos em Sua natureza.
Além disso, os atributos de Deus são
inter-relacionados. Cada atributo condiciona e modifica todos os outros. O amor
de Deus é um amor santo. Seu poder é eterno; Sua sabedoria é infinita; Sua santidade
é imutável. Deus é uma pessoa, tendo uma natureza única e indivisível, porém
exercendo Seus muitos atributos.
IV. A GLÓRIA DE DEUS
A glória não é um atributo separado de Deus.
Glória é manifesta na beleza, luz, esplendor. A glória de Deus resulta do
exercício de Seus atributos. Bendito designa a condição da natureza íntima de
Deus que resulta do exercício subjetivo de Seus atributos. Deus é reconhecido
como glorioso quando Ele é visto em Sua verdadeira natureza. Na eternidade,
quando a terra for cheia da glória do Senhor, os homens reconhecerão Deus como
Ele realmente é.
Glorificar a Deus significa declarar ou
demonstrar que Deus é glorioso. No ato de glorificar a Deus os homens não mudam
a natureza de Deus. Eles não fazem Deus glorioso. Deus é glorioso não
importando o que o homem faça. Da mesma forma, quando os homens santificam a
Deus em seus corações, eles não fazem Deus santo. Eles não alteram Sua natureza
de profano para santo. Deus já é infinitamente santo. Sua santidade não pode
sofrer acréscimo ou redução. Santificar a Deus significa declarar ou demonstrar
que Deus é santo. Glorificar a Deus é o ato mediante o qual os homens declaram
que Deus é glorioso.
Deus é glorioso em cada um de seus atributos
e na soma total de Sua natureza e obras. “Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de
Israel, que só Ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre Seu nome
glorioso; e encha-se toda a terra da Sua glória! Amém, e amém!” (Salmos 72:18, 19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento