segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Capítulo XVI - A Relação de Deus com o Universo

CAPÍTULO XVI
A Relação de Deus com o Universo

Vamos considerar agora as sete relações de Deus com Suas obras. A obra e a relação de Deus com o universo pode ser indicada pelas sete posições que Deus ocupa. As sete posições de Deus são agrupadas sob três títulos: A origem do Universo, o Governo do Universo, e a Redenção da Humanidade.

Neste capítulo vamos considerar Deus como a origem ou fonte do universo. Vamos estudar Suas obras como Criador, Mantenedor e Pai.

Dr. William Newton Clarke escreveu as seguintes palavras a respeito da relação de Deus com o universo:

Deus não está só, mas está acompanhado em existência por uma imensa massa de seres que nós chamamos de universo. (Op.cit.,p.272).
De acordo com a concepção cristã, o universo existe em oposição a Deus, e Deus em oposição ao universo. Em existência são dois, Deus e aquilo que não é Deus. Os dois não são idênticos, e os dois nomes não são nomes para uma única realidade. Deus é um e o universo é outro. Sua inteira vastidão e complexidade formam uma segunda unidade de existência. O máximo de unidades de existência são duas, e não mais. Não pode haver mais, mas apenas duas – Deus e o que não é Deus, ou Deus e o universo. ( Ibid, p. 273 )
A relação entre as duas unidades de existência é evidenciada quando se diz que uma é a fonte da outra. A segunda e dependente da primeira, e deve-se à energia produtiva e causal da primeira, ou de forma mais precisa, a existência da segunda deve-se à vontade da primeira. Deus é o primeiro, e o universo é o segundo, e a existência do universo é resultante da energia e da vontade de Deus. ( Ibid, p. 282 ).


I. Criador

O universo nem sempre existiu. Ele teve uma origem. Deus é o Originador, a Fonte, o Criador do universo. Uma mensagem marcante da bíblia é que Deus é o Criador de todas as coisas. E é o criador do homem.

Gên. 1:1                                 Criou Deus
Neemias 9:6                           Fizeste o céu, a terra
Jó 33:4                                   O Espírito de Deus me fez
Salmos 8:3                             Obra de teus dedos
Salmos 33:6                           Pela palavra do Senhor foram feitos os céus
Salmos 89:11                         Tu os fundaste
Salmos 136: 5-9                    Com entendimento fez os céus
Salmo 146: 6                         Que fez os céus e a terra
Salmo 148: 5, 6                     Mandou, e logo foram criados
Provérbios 3:9                       Com sabedoria, fundou a terra
Eclesiastes 12:1                     Teu criador
Isaías 37:16                           Tu fizeste os céus e a terra
Isaias 40: 28                          Criador dos confins da terra
Isaias 45:8,12                        Eu, o Senhor, os criei
Isaias 45:18                           O Deus que formou a terra
Jeremias 10:12                      Ele fez a terra pelo seu poder
Jeremias 32:17                      Tu fizeste os céus e a terra
Zacarias 12:1                         Que estende o céu
Atos 17:24                             Deus que fez o mundo e tudo o que há nele
Romanos 1:25                       O Criador, que é bendito eternamente
1 Pedro 4:19                         Ao fiel Criador
Apocalipse 4:11                    Tu criaste todas as coisas


II. Mantenedor

Deus não apenas criou o universo, mas também sustenta e preserva a Sua criação. Como Criador, Deus deu origem a todas as coisas; como Mantenedor, Ele preserva todas as coisas. Criação está relacionada com o início da existência; preservação está relacionada com a continuidade da existência.

Strong definiu preservação como “a ação contínua de Deus pela qual Ele mantém em existência as coisas que Ele criou, junto com as propriedades e forças com que Ele as dotou” (Op.cit,p. 410).

Neemias 9:6                           Tu os guardas em vida a todos
Salmos 36:6                           Tu conservas os homens e os animais
Salmos 104: 5-31                  Deus preservando a natureza
Salmos 145:20                      Guarda a todos os que o amam
Atos 17:28                             Nele vivemos, e nos movemos


III. Pai

O fato de Deus ser Pai é um avanço sobre o fato de Deus ser o Criador. Deus é o Criador de todas as coisa, mas Ele é ao mesmo tempo Criador e Pai dos homens. A obra de Deus na criação tem ampla ligação com a origem do universo material; Sua paternidade tem ampla ligação com a origem e natureza da humanidade.

Paternidade implica na semelhança entre os pais e a descendência. Deus criou as rochas, plantas e animais, mas Deus não é como a rocha, a planta ou um animal. Deus não é apenas o Criador dos homens, mas Ele é também o Pai deles. Existe uma certa semelhança, similaridade e parentesco entre Deus e os homens. ( Gên. 1:26,27 ).

A bíblia reconhece uma dupla paternidade de Deus. Num sentido Deus é Pai de todos os homens. Em outro sentido Deus é Pai somente dos crentes que se tornaram devidamente relacionados com Ele através de Seu Filho. Todos os homens são filhos de Deus pela criação; somente os crentes são filhos de Deus pela redenção. Existe portanto, uma distinção entre a paternidade criativa de Deus e Sua paternidade redentora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento