terça-feira, 15 de março de 2016

Capítulo I - A Natureza e Importância da Teologia Sistemática

Introdução


Capítulo I
A Natureza e Importância da Teologia Sistemática

Teologia Sistemática é o mais significante estudo que alguém pode considerar. A pessoa mais importante do universo é Deus. O fato mais básico da realidade é que a raça humana é dependente desta pessoa para sua existência e é responsável perante Ele em tudo. O homem é normalmente religioso. Ele tem um desejo natural de adorar a Deus e aprender sobre Aquele que encontra-se no ápice de toda a vida. Não será surpresa descobrir, então, que o estudo de Deus e Sua relação com o universo constitui o mais profundo pensamento que pode ocupar a mente humana.

I. Definição de Teologia
Teologia é a ciência que trata do estudo de Deus e Sua relação com o universo. O termo “teologia” é derivado de duas palavras gregas – theos, Deus, e logos, palavra, razão ou expressão. De maneira geral, teologia refere-se a todas as doutrinas cristãs. De modo específico, teologia refere-se à primeira divisão da Teologia Sistemática, chamada a doutrina de Deus.

II. O que é a Teologia Sistemática
A Teologia Sistemática é um estudo organizado e intensivo dos fatos revelados a respeito de Deus e Seu plano de salvação para a humanidade. A Teologia Sistemática considera todas as doutrinas da Bíblia arranjadas e estudadas de uma maneira científica e ordenada.

W. Lindsay Alexander disse que a Teologia Sistemática é “um resumo da verdade religiosa arranjada cientificamente”. Lewis Sperry Chafer escreveu: “Teologia Sistemática pode ser definida como um apanhado, arranjado cientificamente, comparando, expondo e defendendo todos os fatos e toda e qualquer fonte sobre Deus e Suas obras” (Teologia Sistemática. Dallas: Dallas Seminary Press, 1947. Vol. I, p. 6).

Deus fez a mente humana de uma forma que é natural para o homem o desejo de organizar a informação adquirida. Este instinto de organização presente no homem gera a necessidade de um estudo sistemático da teologia.

Ordem e sistema são características de Deus e Suas obras. Deus sempre trabalha de forma ordenada. Alguém pode observar ordem e sistemas em tudo, por toda a natureza, desde a estrutura do átomo até o movimento das estrelas. A obra de Deus na criação, registrada no primeiro capítulo de Gênesis, revela uma criação progressiva de um plano e programa definitivo. Deus instruiu Noé a construir a arca de uma maneira ordenada e com medidas específicas. A construção do tabernáculo foi de acordo com um divino e minucioso diagrama. O plano desenvolvido por Deus para a salvação foi progressivo, ordenado e sistemático.

Desta maneira, um estudo sistemático da teologia encontra sua base e necessidade não somente no instinto de organização do homem, mas também na natureza de Deus e Sua obra. Paulo exortou: “Façam todas as coisas com ordem e decência” (I Coríntios 14:40).

O estudo da Teologia Sistemática é possível porque Deus revelou a Si mesmo através de Sua Palavra inspirada, a Bíblia. A Bíblia é a oficina do teólogo e seu baú de tesouros. Ela é o laboratório do teólogo para paciente pesquisa, uma mina da onde escava riquezas, uma janela aberta para o universo da verdade. A Bíblia é para o estudante de teologia o que a planta é para o botânico, o que os elementos são para o químico e o que as estrelas são para o astrônomo.

III. Cinco Outros Ramos da Teologia
Teologia Sistemática é um dos seis grandes ramos da Teologia Cristã. As outras cinco divisões da teologia são Teologia Natural, Teologia Exegética, Teologia Bíblica, Teologia Histórica e Teologia Prática.

Teologia Natural é o estudo dos fatos concernentes a Deus e Seu universo como são revelados na natureza.

Teologia Exegética é o estudo da Bíblia nas línguas originais – Hebraico, Aramaico e Grego.

Teologia Bíblica é o estudo dos fatos revelados sobre Deus e Suas obras como apresentadas na Bíblia, livro por livro, e escritor por escritor.

Teologia Histórica é dividida em duas partes: História da Doutrina e História da Igreja. História da Doutrina traça a história de várias doutrinas da teologia. História da Igreja traça a história da igreja e suas mudanças internas e externas. Alguém observou que a História da Doutrina é a história do pensamento da igreja, enquanto que a História da Igreja é a história da vida da igreja.

Teologia Prática é o estudo da aplicação das verdades da teologia sobre as necessidades do homem. A Teologia Prática também é dividida em duas partes: Homilética e Teologia Pastoral. Homilética trata da preparação e entrega de sermões. Teologia Pastoral trata de todas as fases do trabalho do pastor.

A Teologia Sistemática é o mais importante ramo da teologia por várias razões. Ela resume a obra das outras divisões. Ela reúne verdades reveladas pelos vários ramos da teologia e os apresenta num sistema unificado de verdades.

IV. Importância da Teologia Sistemática
1. A Verdade Bíblica Vista como um Todo. O estudo da Teologia Sistemática habilita o estudante da Bíblia a ver a Bíblia como um todo. Isto lhe concede uma visão geral da verdade das escrituras. Em seu estudo, ele deve sempre ter em mente a imagem e estrutura através das sete divisões da Teologia Sistemática.

2. Todas as doutrinas da Bíblia estão Incluídas. Um estudo exaustivo da Teologia Sistemática inclui todas as doutrinas da Bíblia. Algumas vezes podemos ficar tão fascinados com uma doutrina bíblica que esquecemos da existência de outras verdades da Bíblia. Desta maneira, doutrinas vitais são negligenciadas ou omitidas na mente de alguém. A Teologia Sistemática procura considerar todas as doutrinas bíblicas e estudá-las de uma maneira ordenada.
O fato de alguém crer em poucas doutrinas da Bíblia não é suficiente. Devemos conhecer todos os ensinamentos da Palavra de Deus. Quando alguém falha em aceitar toda as doutrinas da Bíblia, sua teologia é incompleta e inadequada. O homem que enfatiza uma verdade da Bíblia para excluir todas as demais verdades não é um teólogo, ele é um dogmático. Ele deve não somente crer e pregar a verdade, mas também crer e pregar toda a verdade.

3. Relações entre as Doutrinas Reconhecidas. A Teologia Sistemática procura descobrir todas as doutrinas da Bíblia e apresentá-las numa relação adequada. Como a história é mais do que datas, eventos e estatísticas, assim a teologia é mais do que a compilação de verdades religiosas. Assim como a história descreve as causas e relações associadas aos eventos do passado, a teologia revela a inter-relação entre as doutrinas da Bíblia. As sete divisões da Teologia Sistemática são interdependentes e inter-relacionadas.

O estudante da Teologia Sistemática vai reconhecer, por exemplo, a relação entre a santidade de Deus, o pecado do homem, o sacrifício de Cristo e a justificação pela fé. Ele vai observar o relacionamento entre a imortalidade de Deus, a natureza física do homem, a ressurreição de Cristo e a futura ressurreição dos crentes. Ele vai perceber a inter-relação entre o ministério terreno de Cristo como sacrifício, Seu ministério celestial como o Senhor que habita em nós e seu novo ministério na terra como futuro rei. Estas inter-relações entre doutrinas constituem a linha de ouro da Teologia Sistemática.

4. Alicerce do Pensamento Ordenado. A Teologia Sistemática é importante porque treina a pessoa para estudar as doutrinas da Bíblia de maneira ordenada. Isto forma um alicerce para o pensamento. Constrói um canal através do qual a riqueza da verdade bíblica pode fluir na mente e no coração. Este estudo provê um meio pelo qual a informação concernente às doutrinas da Bíblia possam ser classificadas, cientificamente arranjadas e arquivadas. As sete divisões da Teologia Sistemática proporcionam as categorias em que os fatos da Bíblia podem ser corretamente agrupados.

5. Resposta para os Sistemas Pervertidos. A Teologia Sistemática é importante porque serve como uma resposta para a teologia pervertida e os sistemas filosóficos de pensamento pervertido.

V. Ciência e Teologia Sistemática
A Teologia Sistemática é uma ciência. Seu estudo é muito mais importante do que o estudo das ciências naturais, como a astronomia, química, física, geologia, botânica, zoologia e psicologia. As ciências naturais direcionam os pensamentos do homem através do universo material; a teologia concentra sua atenção sobre o Criador do universo. A ciência busca descobrir as leis da natureza, a teologia contempla aquele que é Legislador, Juiz e Rei. Cada ciência natural direciona seus estudos a uma porção limitada daquilo que Deus criou. A Teologia, por outro lado, considera aquele que é a fonte de toda a criação. Apresenta uma visão ampla e eterna de Seu plano para o universo.

Através dos séculos, como observou Henry C. Thiessen, a teologia é conhecida como a rainha das ciências e a Teologia Sistemática tem sido reconhecida como a coroa da rainha. Quando alguém dedica sua vida ao estudo dos fatos revelados acerca de Deus, estará engajado no trabalho mais importante da terra. Sendo a mais importante de todas as áreas de pesquisa, o estudo da Teologia Sistemática deve ser o mais notável desafio de vida para o homem atual.

O estudo da Teologia Sistemática requer a mesma disciplina, paciência, precisão e dedicação ao trabalho exigidos no estudo de qualquer ciência natural. Estudantes de ciências gastam anos de estudo cansativo e paciente para encontrar fatos novos a respeito do universo material. Da mesma maneira, estudantes de teologia devem ser zelosos e dedicados ao seu trabalho.


Em acréscimo ao estudo paciente e dedicado, os estudantes de teologia precisam ter uma atitude humilde diante de Deus e de seus estudos sobre Ele. Devem reconhecer a autoridade e inspiração da Bíblia. Devem ter o desejo de aceitar a verdade quando ela é descoberta. Eles devem ter uma afeição santa para com Deus e encher suas vidas com orações fervorosas. Sugerimos que o estudante de teologia e aqueles que se interessam por um estudo contínuo da Teologia Sistemática formulem um sistema de arquivo teológico preservando notas, artigos, recortes, livretos e referências das várias doutrinas da Bíblia. Ordene seus arquivos de acordo com as sete divisões da Teologia Sistemática e a mais importante doutrina considerada em cada divisão. Talvez alguém deseje manter arquivos adicionais para guardar material de estudo da teologia como História da Igreja, História da Doutrina e o estudo da Bíblia livro por livro. Certifique-se de manter o sistema de acordo com a Teologia Sistemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento