Capítulo
II
As
Sete Divisões da Teologia Sistemática
As
sete divisões da Teologia Sistemática são Teologia, Antropologia,
Hamartiologia, Cristologia, Soterologia, Eclesiologia e Escatologia.
Como
as ciências naturais, as sete divisões da Teologia Sistemática são designadas
por nomes derivados de palavras gregas. O estudo de Deus é chamado de Teologia,
que vem da palavra grega theos, Deus;
o estudo do homem é chamado de Antropologia, que vem da palavra grega anthropos,
homem; o estudo do pecado é chamado de Hamartiologia, que vem da palavra grega hamartia, pecado; o estudo de Cristo é
chamado de Cristologia, que vem da palavra grega Christos, o Ungido; o estudo da salvação é chamado de Soterologia,
que vem da palavra grega soteria,
salvação; o estudo da igreja é chamado de Eclesiologia, que vem da palavra
grega ecclesia, igreja; o estudo do
futuro é chamado de Escatologia, que vem da palavra grega eschatos, as últimas coisas.
A
Teologia Sistemática começa com a doutrina de Deus e conclui com a doutrina do
futuro. Uma divisão da Teologia Sistemática naturalmente leva à outra, e coloca
a base para as divisões seguintes. Nossos pensamentos viajam numa ordem lógica
de doutrina em doutrina – Deus, homem, pecado, Cristo, salvação, a igreja e o
futuro.
As
sete grandes divisões da Teologia Sistemática na ordem apropriada são:
Teologia
– a Doutrina de Deus
Antrolopologia
– a Doutrina do Homem
Hamartiologia
– a Doutrina do Pecado
Cristologia
– a Doutrina de Cristo
Soterologia
– a Doutrina da Salvação
Eclesiologia
– a Doutrina da Igreja
Escatologia
– a Doutrina do Futuro
Teólogos
têm classificado as doutrinas da Teologia Sistemática de várias maneiras. John
Calvino escolheu as quatro divisões do Credo Apostólico para a estrutura de sua
obra Institutas da Religião Cristã.
Muitos trinitários têm agrupado todas as doutrinas debaixo dos títulos
Teologia, Cristologia e Pneumatologia relativamente a Deus, Jesus e o Espírito.
Alguns teólogos têm escolhido o estudo de Cristo como seu ponto de partida.
Outros começam com a doutrina do homem para depois concluir com a doutrina de
Deus. Outros métodos de classificação das doutrinas incluem o método alegórico,
no qual o homem é retratado como um errante perambulando em busca de sua
habitação eterna, e o método histórico, tratando da história de redenção. À
vista destes métodos, nós sentimos que as sete divisões que listamos formam o
arranjo mais natural e lógico para a classificação das doutrinas da Teologia
Sistemática.
O
arranjo em sete partes da Teologia Sistemática é a ordem em que estas doutrinas
recebem especial atenção na Bíblia. O Velho Testamento apresenta bastante
material sobre a natureza de Deus, a natureza do homem e a origem do pecado. As
doutrinas de Cristo, salvação, igreja e futuro são enfatizadas sucessivamente
no Novo Testamento.
Podemos
encontrar esta ordem de tratamento, de forma extensiva, nos primeiros capítulos
de Gênesis. Gênesis 1 começa com Deus e descreve Sua obra da criação. Gênesis 2
relata a formação do homem. Gênesis 3 retrata a origem do pecado. Gênesis 4
tipifica Cristo e Sua morte na história do sacrifício de Abel. Os primeiros 4
capítulos de Gênesis, portanto, apresentam sucessivamente as quatro divisões da
Teologia Sistemática, chamadas de Teologia, Antropologia, Hamartiologia e
Cristologia. Se alguém quiser dar continuidade, talvez encontre dicas de
salvação, da igreja e do futuro na tipologia presente na história do dilúvio.
O
arranjo das sete divisões da Teologia Sistemática coincide também com a ordem
da ênfase nas doutrinas durante as grandes controvérsias nos sucessivos
períodos da história da igreja. A doutrina de Deus, homem e pecado foram objeto
de controvérsia durante os primeiros cinco séculos da história da igreja. O
período da Reforma deu especial atenção para as doutrinas associadas à salvação
e à igreja. Escatologia, a divisão conclusiva da Teologia Sistemática, recebe
especial atenção neste período também conclusivo da era da igreja.
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