terça-feira, 15 de março de 2016

Parte Um - TEOLOGIA - Capítulo IV - A Doutrina de Deus

Parte Um
TEOLOGIA

Capítulo IV
A Doutrina de Deus

A primeira divisão da Teologia Sistemática é a Teologia, a doutrina de Deus. Em sua aplicação geral, Teologia refere-se a toda doutrina cristã. Em sua aplicação específica, estará limitada ao estudo de Deus em Si mesmo, Sua existência, personalidade, unidade, atributos, posição em relação ao universo, etc. Quando usada neste sentido, às vezes é designada Teologia Própria. O que iremos estudar na primeira divisão da Teologia Sistemática é a doutrina específica sobre a pessoa de Deus.

I. O Ponto de Partida
As primeiras quatro palavras da Bíblia não descrevem a origem do planeta, mas sim o ponto de partida da Teologia Sistemática – “No princípio criou Deus”.
Começar com Deus é começar com o máximo. Começar uma jornada com a Sua luz é começar com a fonte original da verdade. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 1:7). Crer em Deus e estudar os fatos revelados a Seu respeito são os primeiros requisitos da Teologia Cristã.

O Criador declarou: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim” (Apocalipse 21:6). Alfa e ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Grego é a língua em que o Novo Testamento foi escrito. Usando o alfabeto português, Deus teria dito: “Eu sou o A e o Z”. Nada existe antes da letra A nem depois da letra Z. A primeira e a última letra do alfabeto constituem as fronteiras do pensamento. Todo o campo da imaginação humana está confinada entre estas duas extremidades. Deus é o primeiro em existência; Ele é a fonte da verdade. Aquele que busca a verdade deve começar com Deus.

A doutrina de Deus forma a base e o alicerce para todas as outras doutrinas bíblicas. As próximas seis divisões da Teologia Sistemática são dependentes desta primeira e principal divisão. Antropologia, Hamartiologia, Cristologia, Soteriologia, Eclesiologia e Escatologia encontram sua origem na Teologia. Quando o estudante da Bíblia ignora a doutrina de Deus, ele se separa desta fonte de conhecimento que possibilita o entendimento das outras doutrinas bíblicas. As pessoas possuem uma visão imprecisa sobre o homem, pecado, Cristo, salvação, a Igreja e o futuro, porque elas têm uma visão incorreta sobre Deus.

A compreensão da doutrina de Deus constitui a base para a verdadeira espiritualidade. Embora alguns homens tenham uma cabeça religiosa sem um coração religioso, a genuína religião no coração é produzida pela adequada religião na cabeça. A religião separada de Deus é centrada no homem e vazia. Os homens têm uma fé inadequada em Deus porque eles têm um conhecimento insuficiente sobre Deus. Eles encontram dificuldade para orar porque não consideram a natureza da pessoa a quem estão orando. O coração dos homens raramente se curva em verdadeira adoração porque eles não reconhecem a transcendência maravilhosa e o infinito valor de Deus. Para ter uma adequada fé cristã e uma vigorosa vida espiritual, a pessoa precisa começar com Deus.

A doutrina de Deus é a reflexão mais importante que o homem pode considerar. É o assunto mais nobre que alguém possa estudar. Os fatos a respeito da natureza e das obras de Deus constituem a mais significante realidade no universo. Jesus disse: “E esta é a vida eterna, que Te conheçam a Ti só como único Deus e a Jesus Cristo a quem enviaste” (João 17:3). É de extrema importância que os crentes sejam completamente informados sobre a natureza, características e obras de Deus. Os cristãos passarão a eternidade com Deus; eles deveriam desejar maior intimidade com Ele hoje.

II. Teísmo Escritural
1. O que é Teísmo. Teísmo, quando usado de maneira apropriada, é o termo que designa a verdadeira doutrina de Deus. Uma compreensão apurada de Deus e Suas obras somente pode ser adquirida pelo estudo de Sua palavra. O Teísmo cristão genuíno é escritural.

Quando o homem pensa seriamente sobre si mesmo e o universo, várias questões surgem em sua mente. Existe um Deus? Quem é Deus? Deus revelou a Si mesmo para o homem? Qual a vontade de Deus? Qual é a relação de Deus com o universo? Qual é a origem do homem, propósito e destino em relação a Deus? O Teísmo proporciona as respostas para estas questões.

2. O que Afirma o Teísmo. O Teísmo Escritural afirma a existência de um Deus vivo e verdadeiro. Deus é o ser supremo, autoexistente, autorrevelado, infinito e perfeito. Este único Deus é a pessoa em cuja imagem o homem foi feito. Deus é infinito, eterno, imutável, perfeito em conhecimento, onipresente e onipotente. Seu caráter é santidade, amor e verdade.


Este ser vivente é a fonte de toda existência. Ele é o Criador e Mantenedor do universo. Ele está implícito no universo através de Sua presença e poder invisíveis, ainda que Ele esteja acima de Sua criação em existência, natureza e superioridade. Deus é Rei, Legislador e Juiz. Como Redentor, Deus está redimindo para Si mesmo o homem pecador através de Seu Filho, Jesus Cristo. Todos os homens dependem de Deus para existir. Eles Lhe devem adoração, obediência e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, escrever é dar vida ao seu pensamento